terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Reflexões sobre o comportamento humano

“A precisão que as pessoas têm um do outro
subentende a contemplação no sentido de
ninguém ser auto-suficiente, de bastar a
si mesmo.”
Silvino José.




Hoje me deparei com a necessidade de escrever sobre o comportamento do ser humano, suas atitudes e formas de relacionarem-se uns com os outros, então, indaguei-me sobre as mais variadas formas de comportamentos inerentes a cada indivíduo, e, como resposta rasa sobre tais indagações me veio à reflexão sobre a interação social humana, pois esta é o nível de organização que a vida social se reveste da mais alta complexidade, e, na posição de educadores, nosso interesse se prende às associações humanas. Dessas interações sociais formam-se as estruturas, estabelecem-se mudanças sociais, expressam ainda as condições sociais, o comportamento grupal, a vida social, enfim, sabemos que isso não é tarefa fácil, e que para ultrapassar suas limitações individuais, as pessoas se agrupam para formar organizações, no sentido de alcançar objetivos. À medida que as organizações são bem sucedidas, elas sobrevivem ou crescem.
Os processos sociais são mecanismos através dos quais se dá os diversos tipos de relações entre indivíduos e grupos, na vida social escolar ou em qualquer outro meio de convivência. Apesar dos diversos tipos de conflitos que vem surgindo a cada dia no ambiente escolar, a escola vem oferecendo meios em que as relações que se estabelecem com as pessoas representam o meio principal para situar-se diante do mundo, já que a felicidade de cada pessoa depende do grau de interação e integração que consegue. A tendência para a intercomunicação com os outros é tão natural, que sua satisfação condiciona o equilíbrio de toda a personalidade.
A qualidade das relações interpessoais está relacionada à personalidade de cada indivíduo, daí a importância de antes de examinar como trabalhar as relações interpessoais no espaço escolar, cabe ao educador indagar se a personalidade do aluno deve algo à hereditariedade ou se é dependente do ambiente em que vive, assim sendo, o educador terá mais chances de desenvolver habilidades assertivas e de enfrentamento.
Hoje mais do que nunca o indivíduo é influenciado pelo seu meio de convivência e pelas mudanças aceleradas que ocorrem na sociedade diariamente, e, essa influencia vem distanciando cada vez mais as pessoas umas das outras. O convívio com o mundo virtual é um exemplo clássico da frieza e da falta de humanidade entre as pessoas, atualmente o espírito de afetividade e coletividade têm sido substituído pelas máquinas, que contribui muitas vezes para o isolamento, e o afastamento do meio social afetivo e participativo tão necessário a cada ser humano. Acredito que a educação agora mais do que nunca deve planejar ações desafiadoras que incentive professores e alunos a inteirar-se melhor com os multimeios oferecidos pela atualidade, fazendo uso correto e produtivo.
Elizonar Dias Costa.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Hoje

Hoje posso dizer que a saudade
Bateu mais forte em minha porta
Junto com ela veio às lembranças
E a solidão que adormeceu o meu corpo
E embaciou o meu desejo
De encontrar algo novo
De sonhar. . .

Hoje perdi a vontade de ser feliz
Ou de fazer alguém feliz,
Estou em mais um daqueles momentos
Que nem sequer me percebo. . .

Hoje olhei no espelho
E não tinha nada pra me contar
Fiquei há ouvir o tempo
Inerte em meus pensamentos
Tudo que conseguia ouvir
Eram as batidas palpitantes
De um coração vazio. . .

Vazio de amor, de esperança
De desejos
Vazio de paz, de alegria. . .
Tudo que consegui ouvir
Foram inúmeros sussurros de saudades. . .

Saudades de alguém
Saudades de tudo que tive
E não tive
Saudades de um mundo às vezes
Colorido, tão claro, noutro obscuro
Indecifrável. . .
Saudades dos planos tão
Minuciosamente planejados
Mais que. . .
Não sei por que,
Não deu certo. . .

Enfim, senti saudades de mim
Pois não sei onde me encontrar
Perdi as trilhas. . .
Não vi as encruzilhadas
E passei despercebida por você e por outros
Que tinham grande valor para mim

Valor incomparável. . .
Valor indescritível. . .
Imensurável valor

Que não valeu nada
Infelizmente perdi. . .
Perdi-me e perdi você
Mas talvez, quem sabe!
Quando encontrar você
Encontre-me novamente.

Elizonar Dias Costa.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Vale à pena persistir. . .

No início deste ano alguns funcionários da educação apesar de uma jornada árdua de trabalho, se propuseram a aprender mais um pouco sobre o uso das novas tecnologias, objetivando melhorar sua prática como professor e formador de conhecimentos. No início do curso a turma não apresentava muito entusiasmo em relação ao que o instrutor estava se propondo a ensinar, mas no decorrer do processo, ao ir se familiarizando com as múltiplas ferramentas que as tecnologias nos oferecem, fomos nos encantando com esse vasto mundo de formação e informação. A cada nova tarefa proposta pelo curso nós nos envolvíamos trilhando os diversos caminhos que as diferentes mídias oferecem através das tecnologias digitais. De certa forma, nós já sabíamos que as tecnologias exerciam o papel de informação e comunicação nos setores da cultura contemporânea, no entanto o seu uso pela educação ainda acontece de forma esporádica. Nesse sentido, sugere-se que para se trabalhar com essas novas ferramentas o professor além de conhecer o seu público, também deve ter domínio das diferentes mídias e assim, focar seu trabalho em aspectos preponderantes que visem à integração entre tecnologias e currículo atendendo as necessidades de seus alunos e de uma sociedade globalizada. Hoje o professor precisa dessa ferramenta para agilizar o seu trabalho, ampliar seus conhecimentos e de seus alunos através de aulas dinâmicas e mais participativas, agregando os multimeios aos conteúdos curriculares de forma lúdica e criativa através de uma linguagem conceitual falada e escrita mais racional, permitindo assim que as inovações das tecnologias o auxiliem no trato de uma aprendizagem que envolva a lógica sensorial-emocional, pois como afirma PACHANE, 2008 “Enquanto a imagem e a música nos sensibilizam, a palavra escrita (textos, legendas) orienta a decodificação, racionalizam o processo. Normalmente, a imagem mostra, a palavra explica, a música sensibiliza, o ritmo entretém.”
Nas atividades e oficinas que desenvolvemos no decorrer do curso pudemos vivenciar momentos valiosos de trocas de experiências entre professores x professores, professores x alunos e alunos x alunos, o que comprova um ganho fenomenal no intercâmbio do que seja ensinar e aprender. Com o auxílio do computador e da internet fomos incorporando mais e mais recursos midiáticos, e através deles exploramos figuras, imagens, sons, músicas e textos, tornando nossas oficinas mais lúdicas, criativas e interativas.
Fazer o curso das TICs para mim particularmente foi um grande desafio, pois tinha que estar antenada e envolvida com as atividades do curso sem perder de vista o trabalho diário na DRE e nos Núcleos, sem falar nos inúmeros contratempos que surgiram, no entanto afirmo que valeu a pena descobrir que na história humana temos um ambiente que permite a comunicação multidirecional à distância de novos saberes de forma global, onde cada um ensina e aprende ao mesmo tempo.
Quero deixar o meu abraço aos colegas de curso pela integração e cumplicidade na resolução de nossos trabalhos, principalmente à minha parceira Anúbia que estava sempre aposto em todos os momentos, "Anúbia você é uma pessoa mais do que especial, é excepcional, trabalhar com você foi um grande aprendizado", e os mais sinceros agradecimentos ao meu Coordenador de Curso, Claudemir, que não mediu esforço na tentativa de convencer-me a permanecer no curso, acreditando que eu poderia ir mais além do que eu estava me propondo, e não me deixou fraquejar. Obrigada Claudemir!! Se não fosse a sua persistência, flexibilidade e dinamicidade eu não teria chegado até aqui. “Você não é 10, é 1000”, quero te dizer que os labirintos por nós percorridos tiveram grandes significados para a minha aprendizagem.
Araguaína, 06 de dezembro de 2010
Elizonar Dias Costa.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Resquícios


Dos anos dourados que tive
Sobraram somente lembranças. . .
Imagens de um corpo, de um sorriso
De um olhar às vezes sátiro
E outro martirizador
Que me fazia navegar em turbilhões
De desejos, de indecisões e de sonhos
Que dificilmente poderiam se tornar realidade. . .
Sobraram somente resquícios
De coisas que desejo esquecer
E de outras que luto
Para não se embaciar
Porque é baseado nesses sonhos
Que tenho motivos
Para continuar a sonhar
A viver. . .

Elizonar Dias Costa
Araguaína/2010.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Conceituando Currículo e sua Integração com as Tecnologias

O ensinar e aprender institucional deve está ligado a algo concreto, ou seja, a um conteúdo específico voltado para a formação do individuo como um todo, para tanto o ato pedagógico deve atingir seu objetivo principal que está intimamente ligado a um processo de ensino aprendizagem por meio de um conteúdo claro, concreto e relevante.
Com as inúmeras transformações sociais ocorridas no mundo contemporâneo, a Escola deve estar imbuída de realizar projetos dinâmicos que envolvam enfoques globalizantes na análise dos desafios e problemas emergentes, no âmbito educacional. A Educação deve focar seu trabalho em aspectos preponderantes que visem à integração entre tecnologias e currículo, pois, sabemos que atualmente para termos uma aprendizagem significativa necessitamos de um projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada para o desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender de forma lúdica e criativa. Sabemos que as tecnologias através de seus multimeios favorecem uma linguagem conceitual, falada e escrita mais formalizada e racional, onde imagem, palavra e música se integram dentro de um contexto comunicacional afetivo, haja vista que as variedades de linguagens contribuem para o fascínio e envolvimento no ato de aprender. Como afirma (ALMEIDA e PRADO 2008)...o uso das tecnologias implica em romper a linearidade da representação do pensamento...em novas formas de expressar o pensamento comunicar, perceber o espaço e o tempo, organizar e produzir conhecimento com o uso de múltiplas linguagens (escrita, visual, sonora...).
Contudo podemos destacar como exemplo que vai ao encontro dessa abordagem, as experiências executadas no decorrer do curso por meio de algumas atividades realizadas, mais precisamente, a última que realizamos envolvendo o trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo. As atividades abrangiam diversas disciplinas que foram trabalhadas através de aulas expositivas lúdicas e participativas, utilizando o laboratório de informática para pesquisa na internet de textos com sons, imagens e animação encontrados no software o que instigou os alunos a explorar os recursos tecnológicos como ferramentas de aprendizagem.

Elizonar Dias dos Reis Costa.

Síntese das atividades desenvolvidas através do Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

"Seja qual for o caminho escolhido mesmo o de palhaço, a pessoa tem que estudar muito." Renato Aragão

Baseado na proposta do Curso das TICs, optamos desenvolver o projeto: cada um fazendo a diferença “Valores”, com alunos de 6º ao 9º ano, levando em consideração que esta é uma faixa etária em que os jovens não tem limitações relacionadas às formas de linguagens a qual se referem uns com os outros, utilizando assim termos pejorativos para denominação inadequada dos órgãos do próprio corpo e não dominam conhecimentos necessários ou científicos acerca dos mesmos. Apesar dessa situação, esse é um tema que está muito bem relacionado com a realidade dos jovens e eles demonstram interesse pelas descobertas, oriundas do processo de transformação em que são submetidos nesse momento da vida.
Após iniciar as atividades com uma dinâmica de descontração e reflexão sobre a temática proposta, os alunos foram instigados a elencar termos usados popularmente para denominar as partes do corpo humano seguido de trocas de experiências deles. A partir desse momento seqüenciamos as atividades utilizando o Power Point de forma criativa, explorando som, imagens, animação e leituras e ainda os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo proposto e as tecnologias, de forma interdisciplinar. Com isso percebemos que os alunos têm um vasto conhecimento em relação ao uso das tecnologias, apesar de nem todos possuírem computadores em casa em virtude do baixo poder aquisitivo, os alunos encontram a oportunidade de desenvolver as habilidades através dos cybers como também pela socialização que ocorre na casa de amigos, dentro da escola e no laboratório de informática, contanto o que falta ser explorado com mais freqüência é um direcionamento para o uso adequado dessas ferramentas e, se com o passar do tempo essa prática for estimulada os resultados serão surpreendentes. Enfim pelo fato dos alunos já possuírem um bom domínio e articulação no uso do computador e internet, ficou fácil desempenhar o planejamento que havíamos preparado.
No decorrer da semana os alunos desenvolveram atividades, que abrangiam as disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências, Ética, Informática, Ensino Religioso e Artes, que foram apresentadas por meio de materiais confeccionados por eles em debates na turma. Concluímos esta etapa orientando e sugerindo como elaborar um projeto em sala de aula, elencando temas pertinentes e atualizados como forma de incentivo à criatividade e produção de conhecimentos por parte dos mesmos. Acreditamos que a forma lúdica em que nos propomos a trabalhar com os alunos contribuiu para internalização do conteúdo proposto.
Elizonar Dias dos Reis Costa.

Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: Currículo, Projetos e Tecnologias
Atividade: 2 B – Projetos de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo
Cursistas: Anúbia Rodrigues Sobrinho e Elizonar Dias dos Reis Costa

Unidade Escolar: Escola Estadual Vila Nova
Projeto Interdisciplinar: Cada um fazendo a diferença “Valores”
Data: 16.11.2010
Estrutura Curricular
Modalidade/Nível de Ensino: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Componente Curricular: Língua Portuguesa, Ciências, Ética, Informática Ensino Religioso e Artes
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
- Estimular a afetividade e o respeito entre os alunos através de dinâmicas e vivências em que possam discutir sobre os valores, entendendo a importância dos mesmos nas relações sociais.
- Promover situações que leve os alunos a descobrirem os meios de utilização de software, instigando-os a explorarem os recursos tecnológicos como ferramenta de aprendizagem.
- Incentivar a leitura on-line de textos relacionados ao tema trabalhado recorrendo ao uso do software.
Duração das Atividades:
8 horas (4 dias de 2 horas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Como introdução de seu trabalho o professor deverá pesquisar na Internet os sites que contenham textos, imagens, gravuras, vídeos, dinâmicas e mensagens reflexivas referente ao tema abordado. Após coletar o material necessário, o professor organizará as suas aulas em Power Point de forma criativa explorando som, imagens, animação e leituras, instigando os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo e as tecnologias. Esse primeiro momento deverá ser aprofundado em aulas expositivas, lúdicas e participativas no decorrer da semana visando uma melhor interação e internalização do conteúdo trabalhado.
Estratégias e recursos da aula:
O professor poderá iniciar as atividades utilizando uma dinâmica de descontração e reflexão sobre a temática que irá trabalhar.
Elencar juntamente com os alunos termos usados popularmente para denominar as partes do corpo humano.
Explanar com o uso do Data Show materiais informativos com os nomes científicos dos órgão do corpo humano e a importância de cada um.
Realizar leitura e discussão de textos impressos.
Utilizar o laboratório de Informática para pesquisa na internet propondo leitura de textos com sons, imagens e animação encontrados no software.
Propor aos alunos uma produção textual e confecção de cartazes para apresentarem em debates em sala de aula.

Recursos Complementares:
Material impresso
Data Show
Laboratório de Informática
Internet
Cartazes
Álbum

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Pioneiros Mirins

No último dia 24 de novembro as equipes dos Núcleos dos Pioneiros Mirins de Aragominas e Muricilândia reuniram-se no Município de Aragominas com o objetivo de realizarem em conjunto uma confraternização de encerramento das atividades do ano letivo. O evento contou com mais de 200 crianças e adolescentes que apresentavam entusiasmo e alegria em participar das atividades recreativas que foram planejadas para o momento, dentre elas podemos destacar, músicas e jogos, todos os funcionários envolveram-se nas ações atendendo os pioneiros da melhor maneira possível para que todos se sentissem bem desde a alimentação às atividades recreativas. Com isso, todos brincaram e se descontraíram desfrutando de tudo que era proporcionado no momento, da melhor maneira possível. Com certeza o evento contribuiu para que eles tenham uma boa lembrança do que seja compartilhar divertindo. As equipes estão de parabéns pela iniciativa tomada. A vocês deixo o meu abraço e o desejo de que o ano de 2011 possa trazer grandes realizações para todos, principalmente para as famílias de nossos pioneiros, fortalecendo em cada uma delas a fé e a esperança de que acima de tudo tem um Deus maior e que muito pode nos surpreender atendendo os nossos pedidos, por isso, nunca deixem de sonhar, de querer e de lutar acima de tudo. Obrigada pelo acolhimento, respeito e carinho que recebi de todos não só hoje, mas durante todo o ano de 2010.

Um abraço carinhoso,
Elizonar Dias Costa.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Socializando Experiência com Projeto

“O segredo meu filho é um só, liberdade.
A grande desgraça do mundo é a coleira,
e como há coleiras espalhadas pelo mundo.”
(Monteiro Lobato)



Durante o período de acompanhamento pedagógico nas Unidades Escolares, conheci algumas experiências com projetos em sala de aula, no entanto gostaria de destacar uma, que particularmente achei muito especial por perceber a abrangência que os conteúdos trabalhados tinham e o envolvimento integral dos educadores e educandos em prol de um só objetivo, “o sucesso do projeto”. Os professores em consonância com toda equipe pedagógica da escola iniciaram o desenvolvimento das atividade de um projeto que recebeu o título de MODERNÍSMO, por se tratar naquele momento do foco principal da Literatura Moderna, por esta razão, todas as ações foram encabeçadas pela disciplina de Língua Portuguesa, no entanto todas as atividades foram exploradas de forma interdisciplinar envolvendo o maior número de disciplina possível, visando alavancar o êxito na busca de novos saberes por parte de todos os atores envolvidos com o ensinar e aprender. A culminância das ações aconteceu em uma bela apresentação da 1ª Semana de Arte Moderna do Colégio Estadual Polivalente, momento em que todas as dimensões da escola se fizeram presente colocando na prática o que foi aprendido na teoria, através de estudos, pesquisas e manuseios de materiais confeccionados para o evento.
Sendo este um extraordinário trabalho, porque foi desenvolvido bem no início do processo de instalação dos laboratórios de informática nas Escolas, e os professores tinham que desenvolver projetos para promover a familiarização dos alunos com os computadores, portanto tudo tinha que ser bem direcionado e atrativo, então a professora Consola Correia que ministrava a disciplina de Língua Portuguesa teve uma importante iniciativa, sem ser de caráter impositivo, tendo como conteúdo norteador a amplitude do movimento Literário Modernista, sendo trabalhado de forma interativa e envolvente, utilizando todos os ambientes que proporcionavam o ensino aprendizagem, como biblioteca e videoteca com seus instrumentos, tais como: livros literários, livro didático, vídeos, jornais e documentários tiveram papel fundamental na produção do conhecimento, ou seja, todos os ambientes da escola foram minuciosamente explorados, os alunos tiveram oficinas pedagógicas com a artista plástica Vera Leite que ficou encantada com o entusiasmo e dedicação dos alunos no desenrolar das atividades.
O êxito deveu-se a capacidade de integração das propostas, onde a equipe pedagógica conseguiu inserir as tecnologias associadas principalmente à exploração da criatividade do corpo discente dos 3º anos do turno matutino, sem permitir a perca da importância de cada instrumento que compôs o trabalho, onde todos atuaram como atores principais durante o processo de desenvolvimento desde o início até o término, havendo assim uma constante mobilização.
Os alunos e funcionários envolvidos contavam com a efetiva contribuição do computador e da internet, recurso inovador por sinal, ambos estavam sempre incumbidos na missão de pesquisar, resgatar aspectos relevantes da nossa história assim como de elaborar materiais/recursos de própria autoria para exposição no momento final que seria “A 1ª Mostra de Arte da escola”, incluindo diferentes atividades: apresentação de peças teatrais, danças, pintura em óleo sob tela, explanação sobre Movimentos culturais históricos, Apresentação de personagens destaques da Literatura Brasileira, declamação de poesias de escritores renomados do movimento modernista e também poesias de alunos, culinária brasileira, explanação sobre as contribuições das etnias: indígena, negra e branca (europeus) para formação do povo brasileiro, exposição de obras literárias, desfile retratando os principais modismos desde a década de 1920 até o ano 2000, tudo transcorreu de maneira satisfatória e muito bem sincronizada, o que se pode ver na gravura que ilustra este texto.
Em suma o projeto foi um sucesso, divulgado na imprensa local e contou com apreciação de alunos e funcionários de outras escolas como também de membros da comunidade, pais de alunos e autoridades locais. Acredito que hoje a visão que alunos e professores daquela escola tem de buscar entender e aprofundar conhecimentos relacionados as questões direcionadas ao estudo da Literatura, da História, das artes e diversificadas produções culturais do povo brasileiro, com toda certeza foi apreendido no desenrolar de toda essa atividade que teve um cunho significativo para todos os funcionários e alunos, que, sem sombra de dúvidas saíram instigados após participarem do processo.
Enfim, é importante frisar que o trabalho pedagógico realizado alcançou uma dimensão extraordinária graças à engenharia dos computadores e a ludicidade que a internet proporcionou através do aguçamento da mente dos alunos ao ler, escrever e manusear os recursos que estavam ao alcance de suas mãos.
Elizonar Dias dos Reis Costa

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS E POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS

Na entrevista Pedro Demo expõe claramente os aspectos positivos e relevantes da inserção das tecnologias no sistema educacional brasileiro, elencando a situação que as escolas se encontram atualmente como também a realidade vivenciada pelos professores e alunos.
Segundo Demo, a Escola atua em regime defasado, não supri as expectativas dos discentes uma vez que tal escola promove atividades numa linguagem seqüencial, arrumadinha, diferente da que os estudantes contemporâneos dominam, pois, geralmente a maioria das crianças e jovens desde cedo, desenvolvem suas habilidades de modo multifuncional, assim são portadores de uma linguagem diferenciada, típica da modernidade e dos avanços tecnológicos presentes em suas vivências, portanto quando se deparam com a linguagem arcaica e imponente do sistema de ensino tradicional, sentem dificuldades em associar a organização arbitrária ainda existente, e, passam por um processo massacrante repleto de conflitos que precisam ser superados imediatamente.
E como instrumento para essa superação está incluso essencialmente a figura do professor e sua respectiva postura perante o processo educacional, suas atitudes deverão passar a estarem revestidas de nova roupagem, modelada as necessidades vigentes. É imprescindível, que os docentes juntamente com toda a equipe escolar, entenda que a inovação a ser estruturada, não significa excluir totalmente do processo de ensino os “outros recursos” utilizados até o momento e nem tão pouco tirar de cena a insubstituível atuação do professor, pelo contrário, a intenção é valorizá-lo e proporcionar um aprendizado recíproco, proveitoso e coerente tanto do aluno quanto do professor. Dessa maneira haverá maior possibilidade de transformação consciente e contribuição de fato das múltiplas tecnologias no desenvolvimento de atividades, que envolvam mais, a participação, a interatividade, a criatividade, o incentivo à pesquisa, o potencial individual e coletivo dos alunos e vários aspectos possíveis de desempenhar dentro duma nova perspectiva de fazer educação.
Contudo é preciso analisar que lidar com as tecnologias, assim como lidar com outros mecanismos que nos cercam no ambiente escolar, é um trabalho desafiador que requer investimento, tempo, organização, compromisso dos diversos setores, imbuídos de promover o sistema educacional de hoje, não é uma tarefa fácil, porém é instigante e pode render frutos com resultados positivos, agora resta executar a experiência de regaçar as mangas e botar pra fazer o movimento que se enquadra num patamar revolucionário e que depende muito de nossa respeitosa atitude para seguir em frente, relembrando que necessitamos mais de realização da prática consciente de que o uso do computador não deve ocorrer somente por questão de modernizar a aparência do espaço escolar, mas especialmente, como instrumento de uso significativo e construtivo.
Elizonar Dias dos Reis Costa

terça-feira, 9 de novembro de 2010

EXÉRCITO BRASILEIRO EM AÇÃO. . .

O Batalhão do Exército Brasileiro nos últimos dias têm marcado presença na cidade de Araguaína desenvolvendo diversas ações sociais junto a comunidade araguainense, dentre as ações propostas pelo Exército podemos destacar as palestras que os oficiais estão realizando junto às Unidades Escolares das redes particulares, estaduais e municipais, com o objetivo de levar aos nossos alunos e funcionários, mais um pouco de conhecimento sobre patriotísmo, cidadania e civísmo. Os palestrantes vem alcançando bons êxitos na realização das palestras, pois o público estudantil tem marcado presença, participando ativamente das palestras.
As ações se encerrarão dia 11.11.10, com a culminância das atividades desenvolvidas no período de 03 à 10.11.10, em um mega evento que acontecerá na Praça das Bandeiras a partir das 17h30min, foram convidados, profissionais da educação, alunos, pais, funcionários públicos, comerciantes e toda comunidade araguainense. Cujo evento contará com a participação de mais de 500 militares do Exército, vindos de diversos Estados do nosso País. Nós funcionários da Diretoria Regional de Ensino de Araguaína, sentimo-nos honrados em participar dessa grandiosa missão.

Elizonar Dias Costa.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Aos mestres do saber e do ensinar. . .

Caros professores vocês fazem parte do contexto mais significativo das peças que formam o nosso País, pois a educação além de ser o processo que forma o indivíduo em todos os sentidos, leva-o a compreender e transformar o meio em que está inserido. O educador na arte do seu ofício vai além da ação da mão de obra, ele trabalha o ser externo e interno do homem , como afirma Carlos Brandão, "Nós educadores somos astrônomos de imensos céus interiores, ecólogos da natureza sutil e mais complexa do mistério da vida, médicos do SER da pessoa tomada como um todo. . . com nada menos do que espírito humano."

Araguaína, 19.10.10

Elizonar Dias Costa

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Refletindo sobre minha aprendizagem

A educação como meio de formação e informação, passa por processos inovadores a todo instante, e nós como educadores precisamos estar constantemente em busca do novo, e assim desvincularmos do tradicional pouco a pouco.
Aprender a trabalhar com as últimas tecnologias lançadas na sociedade é um desafio que deve ser visto não como obstáculo, mais sim como algo instigador do processo de inovação na formação de cada educador.Ao estudar conteúdos inovadores para a elaboração do meu plano de aula utilizando material digital pude constatar que a minha capacidade vai além daquilo que imaginava conseguir, claro que não fácil! Tive que percorrer vários caminhos para alcançar os meus objetivos, e cada leitura e pesquisa que fiz no sentido de melhorar minha prática serviu para que eu percebesse que o trabalho com material digital ao passo que desafia o professor em relação a sua prática, desde que este entenda que vale a pena vencer este desafio se propondo a usar as ferramentas necessárias para vencê-lo, perceberá que as práticas pedagógicas e as mídias digitais proporcionam aos professores e alunos a perceberem que ao passo que aprendem também ensinam, e essa riqueza fantástica de combinações de linguagens sacode nosso eu, atingindo-nos sensorial, afetiva e racionalmente.
Araguaína, 13.10.10
Elizonar Dias Costa.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Atividade dos participantes

Sugestões de Atividades

Queimadas em Tocantins continuam e atingem áreas ambientais
Redação SRZD
Nacional 13/09/2010 09h34
Em Tocantins, vinte municípios se encontram em situação de emergência pela devastação causada pelas queimadas que já se alastram até por áreas de preservação ambiental.
O Parque Estadual do Lajeado se encontra em situação preocupante: o fogo, se concentra na região serrana, região de difícil acesso e, além disso, já atingiu 70% da unidade.
As chamas persistem no Corredor Ecológico do Jalapão. Fez-se cinza uma área de quase 10 hectares no município de Porto Nacional.
O fogo está controlado no Parque Nacional do Araguaia, dentro da Ilha do Bananal. Uma parte da equipe que lá estava se deslocou para uma nova área.


Após a leitura e análise do texto e imagens sobre as queimadas no Tocantins, responda as questões a seguir:
a) Quantos municípios no Tocantins se encontram em situação de emergência?
b) Pesquise a localização das áreas de preservação ambiental:
Parque Estadual do Lajeado, Jalapão e Ilha do Bananal.
c) Qual o percentual do Parque Estadual do Lajeado não atingido pelo fogo?
d) Sabe-se que a responsabilidade de combater os crimes ambientais é de todos. Em sua opinião, essa afirmação é verdadeira? De onde vem os recursos a serem utilizados? Ilustre seu texto.


Participantes:
Rosana Lemos
Ilza Tâmara
Rosivânia Coelho
Adriana Cardoso

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Sugestão de Atividade Interdisciplinar

Ensinando e Aprendendo com as TIC
Diretoria Regional de Ensino
Araguaína, setembro/2010
Cursistas: Anúbia Rodrigues Sobrinho
Elizonar Dias dos Reis Costa
Rogeane Correia de Sousa



Lendo e interpretando a partir de textos e imagens

Um dos assuntos mais discutidos nos jornais e telejornais ultimamente são as queimadas que alastram por todo o mundo, principalmente no Brasil. Os canais de televisão vêm chamando a atenção da população brasileira para os prejuízos que as queimadas podem acarretar. Refletindo sobre a situação ora apresentada, leia a manchete do Jornal Globo Notícias de 21.08.10 e responda as alternativas abaixo:

1 - Na reportagem os Estados do Mato Grosso e Pará aparecem como líderes de incêndio desde o início do ano. De acordo com o enunciado e sua concepção o que mais acarreta os focos de incêndio? ____________________________________________________________.
2 – Qual estado é apresentado como o nono com mais incêndios no Brasil neste ano?___________________________________________________________________.
3 – Segundo o Banco de Dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), este ano os Estados do Mato Grosso e Pará aparecem nos registros de focos de incêndio com números alarmantes que são registrados respectivamente da seguinte forma:
a) ( ) 38.500 e 62.300 b) ( ) 63.148 e 47.717 c) ( ) 47.717 e 61.148
4 – Segundo o texto, qual País pediu ajuda ao Brasil para conter as queimadas na Amazônia?___________________________________________________________________.
5 - Juntando as áreas desmatadas nos dois estados acima mencionados soma-se um total de: ___________________________________________________________________.
6 – Pelo levantamento do DETER (Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real do INPE, os Estados do Mato Grosso e Pará no período de oito meses já desmataram juntos 540,9km². Se o desmatamento continuar nessa proporção até janeiro de 2011. Quantos kilômetros os dois estados terão desmatado de floresta?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
7 – As cidades de Itaituba, Marabá e Altamira fazem parte do Estado do:
a) ( ) Mato Grosso b) ( ) Maranhão c) ( ) Pará
8 – O desmatamento e as queimadas prejudicam o meio ambiente e leva a extinção de muitas espécies, dentre elas podemos destacar quais tipos?
______________________________________________________________________________________________________________________________.
9 – A palavra Queimada apresenta três sílabas, considerando sua tonicidade, podemos dizer que ela é uma palavra:
a) ( ) Oxítona b) ( ) Paroxítona c) ( ) Proparoxítona
10 – No texto aparece os nomes das cidades de Itaituba, Marabá e Altamira, se estamos falando de cidades, podemos referir a eles como substantivos:
a) ( ) próprios b) ( ) comuns c) ( ) verbo
11) De acordo com o Dicionário Aurélio como podemos definir as palavras:
a) Queimada:__________________________________________________________.
___________________________________________________________________.
b) Assoreamento:______________________________________________________.
___________________________________________________________________.
c) Espécie:___________________________________________________________.
__________________________________________________________________.
12) Sabemos que o Estado Nacional brasileiro está dividido em regiões, considerando essa divisão territorial podemos afirmar que os estados do Acre, Amazonas, Tocantins e Pará integram qual região do país abaixo relacionada:
a) ( ) Região Sul b) ( ) Região Nordeste
c) ( ) Região Norte d) ( ) Região Centro Oeste
13) O povo brasileiro atualmente está enfrentando alterações climáticas possivelmente decorrentes da própria ação humana sob o ecossistema, e como conseqüência disso algumas localidades não estão conseguindo produzir nem mesmo o necessário para subsistência, como produtos tradicionais do gênero alimentício (feijão, milho, leite, frango e outros). Diante dessa situação podemos dizer que essas alterações climáticas também podem ser consideradas como:
a) ( ) equilíbrio ambiental b) ( )desequilíbrio ambiental;
c) ( ) somente aumento da temperatura.

“É triste pensar que a natureza fala
e que o gênero humano não a ouve.”
Victor Hugo

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Reflexões sobre o uso das TICs

Na sociedade contemporânea o homem vive desafios a serem vencidos, esses desafios de certa forma, são muito semelhantes aos desafios que as crianças encontram em sua infância. Lidar com as nova tecnologias requer que o usuário dos multimeios tenha destreza e agilidade que visam facilitar a sua navegação e elaboração de materiais necessários para o desempenho das atividades que deseja desenvolver. Com a superação desses desafios, tanto alunos quanto professores são capazes de se organizarem para a realização de projetos colaborativos e sofisticados que levam as pessoas a aprender muito interagindo com objetos, imagens e sons.
Desenvolver projetos com o uso das mais avançadas tecnologias é uma excelente experiência para quem quer ir além do que imagina ser suas possibilidades, pois as tecnologias nos faz trilhar labirintos que nos instigam a seguir por outros caminhos em busca de novos conhecimentos.
Para mim, em especial, tem sido gratificante desenvolver trabalhos com o uso das TICs., espero poder compartilhar com os outros tudo que aprendi e ainda vou aprender.

Araguaína, 07.10.10
Elizonar Dias Costa.

domingo, 3 de outubro de 2010

Análise, planejamento e execução de aula com material digital

A atividade com o uso da internet e hipertexto realizada in loco aconteceu na Escola Estadual Vila Nova tendo como público professores de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. O trabalho teve como foco conteúdos voltados para o “Meio Ambiente” com a seguinte temática: “Queimadas” envolvendo as disciplinas curriculares do nível mencionado. As atividades foram desenvolvidas seguindo etapas que visavam uma abordagem ampla da temática, procuramos iniciar o encontro explorando os conhecimentos prévios dos professores em relação ao uso das TICs (diagnóstico) e da temática em questão.


Com o desenvolvimento das atividades observamos que os participantes demonstraram profundo interesse em relação à utilização dos recursos tecnológicos, interagindo conosco e uns com os outros, o que nos permite afirmar que o processo de ensino aprendizagem foi recíproco, superando nossas expectativas, uma vez que no momento da prática os participantes executaram as ações propostas com bastante habilidade, o que demonstrou que tanto a nossa linguagem quanto a linguagem das multimídias são de relativa facilidade para absorção e conseqüentemente favorece a realização de aulas mais contextualizadas e produtivas. Para finalizar o encontro apresentamos sugestões de atividades interdisciplinares.


Em suma podemos afirmar que a elaboração e desenvolvimento das atividades propostas foram relevantes, pois nos proporcionou aprofundar mais ainda o estudo de exploração das TICs. Constatamos que a utilização dos multimeios como ferramentas na elaboração e execução das ações pedagógicas favorecem a linguagem conceitual, oral e escrita mais formalizada e racional. Como afirma Moran, “Imagem, palavra e música se integram dentro de um contexto comunicacional afetivo, de forte impacto emocional, que facilita e predispõe a conhecer mais favoravelmente”.


A avaliação dos participantes foi positiva e demonstraram interesse em dar continuidade ao trabalho, de forma integrada e interdisciplinar. Alegaram, entretanto, que a realização de atividades dessa natureza na escola torna-se muito difícil, visto que o uso dos multimeios é inacessível para a maioria dos professores, haja vista que a escola não dispõe de laboratório de informática; afirmaram que a oficina por nós realizada foi muito pertinente, veio de encontro às necessidades do grupo, pois percebem que os discentes dominam esses recursos com grande propriedade, e que os educadores em sua maioria têm muita dificuldade no manuseio e exploração dos materiais tecnológicos.
Araguaína, 23.09.10.
Cursistas do Eproinfo: Anubia Sobrinho, Elizonar Dias Costa, Rogean Correia.
Participantes da oficina: Adriana Alencar, Rosivânia Coelho, Maria do Carmo Vieira, Ilza Tâ
mara e Rosana Lemos.

“É preciso acreditar nos avanços das tecnologias e avançar junto com elas se não quisermos estagnar.”
Elizonar Costa.

ATENÇÃO: Senhores candidatos as inscrições do ENCCEJA foram prorrogadas até o dia 10 de outubro de 2010, aproveitem a oportunidade e façam as suas incrições!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Reflexões sobre o Planejamento de atividades pedagógicas com Internet ou Hipertextos



Reflexões sobre a elaboração do Planejamento com Internet ou Hipertextos


A elaboração do planejamento de atividades interdisciplinares com internet e hipertexto nos possibilitaram navegar por diversos sites e hiperlinks o que incentivou-nos elaborar um plano interdisciplinar voltado para o conteúdo “Queimadas e preservação ambiental”, assunto bastante explorado pelos meios de comunicação como forma de conscientização da população brasileira, para isto utilizamos textos, slides, vídeos e sugestão de atividades. O planejamento foi elaborado seguindo etapas de aplicação. O referido plano encontra-se publicado em nosso blog. Visite e grafe a sua opinião (aceitamos sugestões).

Araguaína, 20.09.10
Elizonar Dias dos Reis Costa.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

"Estão abertas as inscrições do ENCCEJA durante o período de 13 a 26 de setembo de 2010. Inscrições somente pelo site http://www.encceja.inep.gov.br/. Para realizar a inscrição o canditado deverá ter idade miníma de 15 anos."
OBS: Os inscritos em 2009 deverão fazer o recadastramento.

PLANO DE AULA USANDO INTERNET E HIPERTEXTO

Aula interdisciplinar: Português, Geografia, Ciências e Educação Ambiental
Responsáveis: Anúbia Rodrigues Sobrinho, Elizonar Dias dos Reis Costa e Rogeane Correia de Sousa.

Objetivo Geral: Promover atividades de incentivo ao professor na elaboração e aplicação de planejamento e atividades interdisciplinares, utilizando como fonte de pesquisa os recursos disponibilizados pela rede mundial de informática.
Objetivos Específicos:
- Instigar os participantes a discutirem e pesquisarem textos e evidências sobre as queimadas que estão acontecendo em nosso País, utilizando os recursos da Internet e informações nos Hipertextos.
- Desenvolver a habilidade de leitura e interpretação de textos escritos e de imagens relacionados a temática estudada nas disciplinas de Língua Portuguesa, Geografia, Ciência e Educação Ambiental.
- Refletir criticamente sobre a atual situação do Meio Ambiente, focando o olhar nos Estados mais atingidos pelas queimadas.
- Incentivar a pesquisa sobre a expansão dos prejuízos que as queimadas podem acarretar, exemplificando sobre as espécies que poderão se extinguir em nosso País e Estado.
Conteúdos:
- Leitura de textos informativos sobre as queimadas e meio ambiente (Sites sobre o meio ambiente)
- Análise e Interpretação de gravuras sobre as queimadas.
Público Alvo:
Professores de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental – 1ª Fase.
Duração: 4 horas
Recursos: Computador, Internet, Datashow, Textos Impressos, Câmera Fotogrática.
Desenvolvimento:
1º Momento:
- Exploração dos conhecimentos prévios dos professores sobre a temática a ser trabalhada.
- Instigar o desejo dos professores em aprofundar a pesquisa sobre os prejuízos acarretados pelas queimadas através da internet.
2º Momento:
- Explorar gravuras de queimadas com o uso do Datashow.
- Fazer leitura compartilhada de textos sobre os prejuízos acarretados ao Meio Ambiente, regiões mais prejudicadas e espécies em extinção.
- Fazer reflexão de mensagem sobre o Meio Ambiente
3º Momento:
- Fazer uso do computador para navegar na internet como forma de incentivo a pesquisa e enriquecimento do planejamento pedagógico do professor.
- Distribuir modelos de atividades interdisciplinar sobre o conteúdo trabalhado (Sugestão).
.www.buscatematica.net/meio-ambiente.htm
g1. globo.com/noticias/brasil
Acessar site e links a fim de:
- Localizar informações sobre o meio ambiente no Brasil e no mundo.
- Visitar o site do ministério do meio ambiente para verificação da abrangência do trabalho ambiental e as leis de seguridade e preservação da natureza.
- Sugerir como fonte de pesquisa o site da Naturatins
http://naturatins.to.gov.br/.
4º Momento:
Fazer uma revisão dos conteúdos trabalhados seguido de instrumento avaliativo do encontro.
5º Momento:
Divulgar no blog do curso registros das experiências vivenciadas no encontro.
Fonte de Pesquisa:
www.buscatematica.net/meio-ambiente.htm
g1. globo.com/noticias/brasil
http://naturatins.to.gov.br/.
Infoescola.com
Noticiasisabel.com.br

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O que podemos definir como Hipertexto?

Caros colegas, com o avassalador crescimento das tecnologias hoje podemos explorar o universo através da tela do computador. A partir das minhas leituras e pesquisas elaborei um texto sobre Hipertexto, o qual quero socializar com vocês.


Hipertexto

O texto “Leituras sobre hipertexto: trilhas para o pesquisador” de Ana Elisa Ribeiro, apresenta uma abordagem sobre a lente panorâmica de diversos filósofos e teóricos no que se refere à definição de hipertexto, ao qual a autora define que Hipertexto é um termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Ao fazer a leitura dos textos sugeridos foi possível entender ainda que hipertexto é um tipo de texto que, ao mesmo tempo em que nos informa, nos dá condições para a busca de mais informações sobre o tema abordado ou sobre outras temáticas. Ao navegar nos textos virtuais clicando nos links destacados observei a amplitude de informações que a internet pode nos oferecer levando-nos a conhecer novos recursos de informação e formação bem como interagir com outros veículos de informação. Na verdade é uma experiência muito significativa conhecer a imensidão de caminhos que se pode percorrer através da tecnologia no wikipédia e hipertexto, esse recurso instiga a curiosidade do leitor e aumenta a sua percepção em relação ao texto lido.
Como afirma Marcos Cavalcanti e Carlos Nepomuceno, “Vale apena aprofundar o conhecimento deste novo ambiente para que possamos potencializar aquilo que muitos, na prática, já estão fazendo.”

Elizonar Dias dos Reis Costa.

quinta-feira, 20 de maio de 2010





Formação Pioneiros Mirins-Araguaína


A Fundação Pioneiros Mirins em parceria com a SEDUC realizou nos dias 11, 12, 13 e 14. 05. 10, no Prédio da EADECON em Araguaína, o 1º Encontro de Formação Continuada com servidores que atuam na área pedagógica dos Núcleos das Regionais de Araguaína, Araguatins e Tocantinópolis, objetivando melhorar a prática sócio-educativa dos professores e alunos beneficiários atendidos pela Fundação.
O encontro contou com a presença de mais ou menos 300 cursistas que participaram de atividades lúdicas e palestas nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Educação Artística, Educação Física e Meio Ambiente, ministradas por Assessores do Currículo de Palmas, DRE de Araguaína e funcionários do Naturatins.
Os cursistas demonstraram na avaliação pontos positivos do encontro, ressaltando a relevância dos conteúdos abordados e as trocas de experiências para efetivação da melhoria do ensino aprendizagem.
Esse trabalho é uma das primeiras iniciativas que a Fundação vem tomando em busca da garantia do acesso e da apropriação dos saberes sistematizados por meio do reforço escolar e dos serviços de proteção social às crianças e adolescentes de nosso estado. Acreditamos que com a continuidade do desenvolvimento das atividades propostas e a colaboração de cada um dos parceiros envolvidos conseguiremos a revitalização do programa com sucesso.

Supervisoras dos Pioneiros MirinsDRE – Araguaína

sexta-feira, 9 de abril de 2010

O avanço no uso da tecnologia na educação

A educação como veículo de transformação social, necessita adequar o seu curriculo de forma que esta possa oferecer aos seus alunos um ensino avançado em relação a seus conteúdos e uso de recursos multimeios já usados frequentemente pelas sociedades brasileiras. Hoje a escola precisa ir além do que os alunos já sabem com a aprendizagem cotidiana, caso contrário a cada dia que passa ela deixa de ser atraente aos olhos dos seus alunos. Professores precisam vencer barreiras, buscar mais, investigar mais, ousar mais em busca do novo, e assim superar suas limitações enquanto educador.