segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Vale à pena persistir. . .

No início deste ano alguns funcionários da educação apesar de uma jornada árdua de trabalho, se propuseram a aprender mais um pouco sobre o uso das novas tecnologias, objetivando melhorar sua prática como professor e formador de conhecimentos. No início do curso a turma não apresentava muito entusiasmo em relação ao que o instrutor estava se propondo a ensinar, mas no decorrer do processo, ao ir se familiarizando com as múltiplas ferramentas que as tecnologias nos oferecem, fomos nos encantando com esse vasto mundo de formação e informação. A cada nova tarefa proposta pelo curso nós nos envolvíamos trilhando os diversos caminhos que as diferentes mídias oferecem através das tecnologias digitais. De certa forma, nós já sabíamos que as tecnologias exerciam o papel de informação e comunicação nos setores da cultura contemporânea, no entanto o seu uso pela educação ainda acontece de forma esporádica. Nesse sentido, sugere-se que para se trabalhar com essas novas ferramentas o professor além de conhecer o seu público, também deve ter domínio das diferentes mídias e assim, focar seu trabalho em aspectos preponderantes que visem à integração entre tecnologias e currículo atendendo as necessidades de seus alunos e de uma sociedade globalizada. Hoje o professor precisa dessa ferramenta para agilizar o seu trabalho, ampliar seus conhecimentos e de seus alunos através de aulas dinâmicas e mais participativas, agregando os multimeios aos conteúdos curriculares de forma lúdica e criativa através de uma linguagem conceitual falada e escrita mais racional, permitindo assim que as inovações das tecnologias o auxiliem no trato de uma aprendizagem que envolva a lógica sensorial-emocional, pois como afirma PACHANE, 2008 “Enquanto a imagem e a música nos sensibilizam, a palavra escrita (textos, legendas) orienta a decodificação, racionalizam o processo. Normalmente, a imagem mostra, a palavra explica, a música sensibiliza, o ritmo entretém.”
Nas atividades e oficinas que desenvolvemos no decorrer do curso pudemos vivenciar momentos valiosos de trocas de experiências entre professores x professores, professores x alunos e alunos x alunos, o que comprova um ganho fenomenal no intercâmbio do que seja ensinar e aprender. Com o auxílio do computador e da internet fomos incorporando mais e mais recursos midiáticos, e através deles exploramos figuras, imagens, sons, músicas e textos, tornando nossas oficinas mais lúdicas, criativas e interativas.
Fazer o curso das TICs para mim particularmente foi um grande desafio, pois tinha que estar antenada e envolvida com as atividades do curso sem perder de vista o trabalho diário na DRE e nos Núcleos, sem falar nos inúmeros contratempos que surgiram, no entanto afirmo que valeu a pena descobrir que na história humana temos um ambiente que permite a comunicação multidirecional à distância de novos saberes de forma global, onde cada um ensina e aprende ao mesmo tempo.
Quero deixar o meu abraço aos colegas de curso pela integração e cumplicidade na resolução de nossos trabalhos, principalmente à minha parceira Anúbia que estava sempre aposto em todos os momentos, "Anúbia você é uma pessoa mais do que especial, é excepcional, trabalhar com você foi um grande aprendizado", e os mais sinceros agradecimentos ao meu Coordenador de Curso, Claudemir, que não mediu esforço na tentativa de convencer-me a permanecer no curso, acreditando que eu poderia ir mais além do que eu estava me propondo, e não me deixou fraquejar. Obrigada Claudemir!! Se não fosse a sua persistência, flexibilidade e dinamicidade eu não teria chegado até aqui. “Você não é 10, é 1000”, quero te dizer que os labirintos por nós percorridos tiveram grandes significados para a minha aprendizagem.
Araguaína, 06 de dezembro de 2010
Elizonar Dias Costa.

1 comentários:

Anubia, Naturalmente Feliz. disse...

Nossa, sinto-me honrada por surgir em seu texto,por sinal muito significativo, como alguém importante que apareceu em seu caminho. Obrigada por tudo, vc é genuinamente D+. Acredite este ano que tá indo embora, foi sem sombra de dúvidas um ano MARAVILHOSO, pois, simbolizou um ano de conquistas para mim, e vc com toda certeza atuou como uma das personagens principais. Mais uma vez OBRIGADA, por ter permitido minha aproximação com Vossa Senhoria. Te admiro muito...Tá bom senão vou chorar...BJS no seu Coração!!!

Postar um comentário