quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Socializando Experiência com Projeto

“O segredo meu filho é um só, liberdade.
A grande desgraça do mundo é a coleira,
e como há coleiras espalhadas pelo mundo.”
(Monteiro Lobato)



Durante o período de acompanhamento pedagógico nas Unidades Escolares, conheci algumas experiências com projetos em sala de aula, no entanto gostaria de destacar uma, que particularmente achei muito especial por perceber a abrangência que os conteúdos trabalhados tinham e o envolvimento integral dos educadores e educandos em prol de um só objetivo, “o sucesso do projeto”. Os professores em consonância com toda equipe pedagógica da escola iniciaram o desenvolvimento das atividade de um projeto que recebeu o título de MODERNÍSMO, por se tratar naquele momento do foco principal da Literatura Moderna, por esta razão, todas as ações foram encabeçadas pela disciplina de Língua Portuguesa, no entanto todas as atividades foram exploradas de forma interdisciplinar envolvendo o maior número de disciplina possível, visando alavancar o êxito na busca de novos saberes por parte de todos os atores envolvidos com o ensinar e aprender. A culminância das ações aconteceu em uma bela apresentação da 1ª Semana de Arte Moderna do Colégio Estadual Polivalente, momento em que todas as dimensões da escola se fizeram presente colocando na prática o que foi aprendido na teoria, através de estudos, pesquisas e manuseios de materiais confeccionados para o evento.
Sendo este um extraordinário trabalho, porque foi desenvolvido bem no início do processo de instalação dos laboratórios de informática nas Escolas, e os professores tinham que desenvolver projetos para promover a familiarização dos alunos com os computadores, portanto tudo tinha que ser bem direcionado e atrativo, então a professora Consola Correia que ministrava a disciplina de Língua Portuguesa teve uma importante iniciativa, sem ser de caráter impositivo, tendo como conteúdo norteador a amplitude do movimento Literário Modernista, sendo trabalhado de forma interativa e envolvente, utilizando todos os ambientes que proporcionavam o ensino aprendizagem, como biblioteca e videoteca com seus instrumentos, tais como: livros literários, livro didático, vídeos, jornais e documentários tiveram papel fundamental na produção do conhecimento, ou seja, todos os ambientes da escola foram minuciosamente explorados, os alunos tiveram oficinas pedagógicas com a artista plástica Vera Leite que ficou encantada com o entusiasmo e dedicação dos alunos no desenrolar das atividades.
O êxito deveu-se a capacidade de integração das propostas, onde a equipe pedagógica conseguiu inserir as tecnologias associadas principalmente à exploração da criatividade do corpo discente dos 3º anos do turno matutino, sem permitir a perca da importância de cada instrumento que compôs o trabalho, onde todos atuaram como atores principais durante o processo de desenvolvimento desde o início até o término, havendo assim uma constante mobilização.
Os alunos e funcionários envolvidos contavam com a efetiva contribuição do computador e da internet, recurso inovador por sinal, ambos estavam sempre incumbidos na missão de pesquisar, resgatar aspectos relevantes da nossa história assim como de elaborar materiais/recursos de própria autoria para exposição no momento final que seria “A 1ª Mostra de Arte da escola”, incluindo diferentes atividades: apresentação de peças teatrais, danças, pintura em óleo sob tela, explanação sobre Movimentos culturais históricos, Apresentação de personagens destaques da Literatura Brasileira, declamação de poesias de escritores renomados do movimento modernista e também poesias de alunos, culinária brasileira, explanação sobre as contribuições das etnias: indígena, negra e branca (europeus) para formação do povo brasileiro, exposição de obras literárias, desfile retratando os principais modismos desde a década de 1920 até o ano 2000, tudo transcorreu de maneira satisfatória e muito bem sincronizada, o que se pode ver na gravura que ilustra este texto.
Em suma o projeto foi um sucesso, divulgado na imprensa local e contou com apreciação de alunos e funcionários de outras escolas como também de membros da comunidade, pais de alunos e autoridades locais. Acredito que hoje a visão que alunos e professores daquela escola tem de buscar entender e aprofundar conhecimentos relacionados as questões direcionadas ao estudo da Literatura, da História, das artes e diversificadas produções culturais do povo brasileiro, com toda certeza foi apreendido no desenrolar de toda essa atividade que teve um cunho significativo para todos os funcionários e alunos, que, sem sombra de dúvidas saíram instigados após participarem do processo.
Enfim, é importante frisar que o trabalho pedagógico realizado alcançou uma dimensão extraordinária graças à engenharia dos computadores e a ludicidade que a internet proporcionou através do aguçamento da mente dos alunos ao ler, escrever e manusear os recursos que estavam ao alcance de suas mãos.
Elizonar Dias dos Reis Costa

0 comentários:

Postar um comentário