"Seja qual for o caminho escolhido mesmo o de palhaço, a pessoa tem que estudar muito." Renato Aragão
Baseado na proposta do Curso das TICs, optamos desenvolver o projeto: cada um fazendo a diferença “Valores”, com alunos de 6º ao 9º ano, levando em consideração que esta é uma faixa etária em que os jovens não tem limitações relacionadas às formas de linguagens a qual se referem uns com os outros, utilizando assim termos pejorativos para denominação inadequada dos órgãos do próprio corpo e não dominam conhecimentos necessários ou científicos acerca dos mesmos. Apesar dessa situação, esse é um tema que está muito bem relacionado com a realidade dos jovens e eles demonstram interesse pelas descobertas, oriundas do processo de transformação em que são submetidos nesse momento da vida.
Após iniciar as atividades com uma dinâmica de descontração e reflexão sobre a temática proposta, os alunos foram instigados a elencar termos usados popularmente para denominar as partes do corpo humano seguido de trocas de experiências deles. A partir desse momento seqüenciamos as atividades utilizando o Power Point de forma criativa, explorando som, imagens, animação e leituras e ainda os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo proposto e as tecnologias, de forma interdisciplinar. Com isso percebemos que os alunos têm um vasto conhecimento em relação ao uso das tecnologias, apesar de nem todos possuírem computadores em casa em virtude do baixo poder aquisitivo, os alunos encontram a oportunidade de desenvolver as habilidades através dos cybers como também pela socialização que ocorre na casa de amigos, dentro da escola e no laboratório de informática, contanto o que falta ser explorado com mais freqüência é um direcionamento para o uso adequado dessas ferramentas e, se com o passar do tempo essa prática for estimulada os resultados serão surpreendentes. Enfim pelo fato dos alunos já possuírem um bom domínio e articulação no uso do computador e internet, ficou fácil desempenhar o planejamento que havíamos preparado.
No decorrer da semana os alunos desenvolveram atividades, que abrangiam as disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências, Ética, Informática, Ensino Religioso e Artes, que foram apresentadas por meio de materiais confeccionados por eles em debates na turma. Concluímos esta etapa orientando e sugerindo como elaborar um projeto em sala de aula, elencando temas pertinentes e atualizados como forma de incentivo à criatividade e produção de conhecimentos por parte dos mesmos. Acreditamos que a forma lúdica em que nos propomos a trabalhar com os alunos contribuiu para internalização do conteúdo proposto.
Elizonar Dias dos Reis Costa.
Após iniciar as atividades com uma dinâmica de descontração e reflexão sobre a temática proposta, os alunos foram instigados a elencar termos usados popularmente para denominar as partes do corpo humano seguido de trocas de experiências deles. A partir desse momento seqüenciamos as atividades utilizando o Power Point de forma criativa, explorando som, imagens, animação e leituras e ainda os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo proposto e as tecnologias, de forma interdisciplinar. Com isso percebemos que os alunos têm um vasto conhecimento em relação ao uso das tecnologias, apesar de nem todos possuírem computadores em casa em virtude do baixo poder aquisitivo, os alunos encontram a oportunidade de desenvolver as habilidades através dos cybers como também pela socialização que ocorre na casa de amigos, dentro da escola e no laboratório de informática, contanto o que falta ser explorado com mais freqüência é um direcionamento para o uso adequado dessas ferramentas e, se com o passar do tempo essa prática for estimulada os resultados serão surpreendentes. Enfim pelo fato dos alunos já possuírem um bom domínio e articulação no uso do computador e internet, ficou fácil desempenhar o planejamento que havíamos preparado.
No decorrer da semana os alunos desenvolveram atividades, que abrangiam as disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências, Ética, Informática, Ensino Religioso e Artes, que foram apresentadas por meio de materiais confeccionados por eles em debates na turma. Concluímos esta etapa orientando e sugerindo como elaborar um projeto em sala de aula, elencando temas pertinentes e atualizados como forma de incentivo à criatividade e produção de conhecimentos por parte dos mesmos. Acreditamos que a forma lúdica em que nos propomos a trabalhar com os alunos contribuiu para internalização do conteúdo proposto.
Elizonar Dias dos Reis Costa.
0 comentários:
Postar um comentário