Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: Currículo, Projetos e Tecnologias
Atividade: 2 B – Projetos de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo
Cursistas: Anúbia Rodrigues Sobrinho e Elizonar Dias dos Reis Costa
Unidade Escolar: Escola Estadual Vila Nova
Projeto Interdisciplinar: Cada um fazendo a diferença “Valores”
Data: 16.11.2010
Estrutura Curricular
Modalidade/Nível de Ensino: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Componente Curricular: Língua Portuguesa, Ciências, Ética, Informática Ensino Religioso e Artes
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
- Estimular a afetividade e o respeito entre os alunos através de dinâmicas e vivências em que possam discutir sobre os valores, entendendo a importância dos mesmos nas relações sociais.
- Promover situações que leve os alunos a descobrirem os meios de utilização de software, instigando-os a explorarem os recursos tecnológicos como ferramenta de aprendizagem.
- Incentivar a leitura on-line de textos relacionados ao tema trabalhado recorrendo ao uso do software.
Duração das Atividades:
8 horas (4 dias de 2 horas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Como introdução de seu trabalho o professor deverá pesquisar na Internet os sites que contenham textos, imagens, gravuras, vídeos, dinâmicas e mensagens reflexivas referente ao tema abordado. Após coletar o material necessário, o professor organizará as suas aulas em Power Point de forma criativa explorando som, imagens, animação e leituras, instigando os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo e as tecnologias. Esse primeiro momento deverá ser aprofundado em aulas expositivas, lúdicas e participativas no decorrer da semana visando uma melhor interação e internalização do conteúdo trabalhado.
Estratégias e recursos da aula:
O professor poderá iniciar as atividades utilizando uma dinâmica de descontração e reflexão sobre a temática que irá trabalhar.
Elencar juntamente com os alunos termos usados popularmente para denominar as partes do corpo humano.
Explanar com o uso do Data Show materiais informativos com os nomes científicos dos órgão do corpo humano e a importância de cada um.
Realizar leitura e discussão de textos impressos.
Utilizar o laboratório de Informática para pesquisa na internet propondo leitura de textos com sons, imagens e animação encontrados no software.
Propor aos alunos uma produção textual e confecção de cartazes para apresentarem em debates em sala de aula.
Recursos Complementares:
Material impresso
Data Show
Laboratório de Informática
Internet
Cartazes
Álbum
Unidade IV: Currículo, Projetos e Tecnologias
Atividade: 2 B – Projetos de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo
Cursistas: Anúbia Rodrigues Sobrinho e Elizonar Dias dos Reis Costa
Unidade Escolar: Escola Estadual Vila Nova
Projeto Interdisciplinar: Cada um fazendo a diferença “Valores”
Data: 16.11.2010
Estrutura Curricular
Modalidade/Nível de Ensino: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Componente Curricular: Língua Portuguesa, Ciências, Ética, Informática Ensino Religioso e Artes
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
- Estimular a afetividade e o respeito entre os alunos através de dinâmicas e vivências em que possam discutir sobre os valores, entendendo a importância dos mesmos nas relações sociais.
- Promover situações que leve os alunos a descobrirem os meios de utilização de software, instigando-os a explorarem os recursos tecnológicos como ferramenta de aprendizagem.
- Incentivar a leitura on-line de textos relacionados ao tema trabalhado recorrendo ao uso do software.
Duração das Atividades:
8 horas (4 dias de 2 horas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Como introdução de seu trabalho o professor deverá pesquisar na Internet os sites que contenham textos, imagens, gravuras, vídeos, dinâmicas e mensagens reflexivas referente ao tema abordado. Após coletar o material necessário, o professor organizará as suas aulas em Power Point de forma criativa explorando som, imagens, animação e leituras, instigando os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo e as tecnologias. Esse primeiro momento deverá ser aprofundado em aulas expositivas, lúdicas e participativas no decorrer da semana visando uma melhor interação e internalização do conteúdo trabalhado.
Estratégias e recursos da aula:
O professor poderá iniciar as atividades utilizando uma dinâmica de descontração e reflexão sobre a temática que irá trabalhar.
Elencar juntamente com os alunos termos usados popularmente para denominar as partes do corpo humano.
Explanar com o uso do Data Show materiais informativos com os nomes científicos dos órgão do corpo humano e a importância de cada um.
Realizar leitura e discussão de textos impressos.
Utilizar o laboratório de Informática para pesquisa na internet propondo leitura de textos com sons, imagens e animação encontrados no software.
Propor aos alunos uma produção textual e confecção de cartazes para apresentarem em debates em sala de aula.
Recursos Complementares:
Material impresso
Data Show
Laboratório de Informática
Internet
Cartazes
Álbum
0 comentários:
Postar um comentário