segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Conceituando Currículo e sua Integração com as Tecnologias

O ensinar e aprender institucional deve está ligado a algo concreto, ou seja, a um conteúdo específico voltado para a formação do individuo como um todo, para tanto o ato pedagógico deve atingir seu objetivo principal que está intimamente ligado a um processo de ensino aprendizagem por meio de um conteúdo claro, concreto e relevante.
Com as inúmeras transformações sociais ocorridas no mundo contemporâneo, a Escola deve estar imbuída de realizar projetos dinâmicos que envolvam enfoques globalizantes na análise dos desafios e problemas emergentes, no âmbito educacional. A Educação deve focar seu trabalho em aspectos preponderantes que visem à integração entre tecnologias e currículo, pois, sabemos que atualmente para termos uma aprendizagem significativa necessitamos de um projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada para o desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender de forma lúdica e criativa. Sabemos que as tecnologias através de seus multimeios favorecem uma linguagem conceitual, falada e escrita mais formalizada e racional, onde imagem, palavra e música se integram dentro de um contexto comunicacional afetivo, haja vista que as variedades de linguagens contribuem para o fascínio e envolvimento no ato de aprender. Como afirma (ALMEIDA e PRADO 2008)...o uso das tecnologias implica em romper a linearidade da representação do pensamento...em novas formas de expressar o pensamento comunicar, perceber o espaço e o tempo, organizar e produzir conhecimento com o uso de múltiplas linguagens (escrita, visual, sonora...).
Contudo podemos destacar como exemplo que vai ao encontro dessa abordagem, as experiências executadas no decorrer do curso por meio de algumas atividades realizadas, mais precisamente, a última que realizamos envolvendo o trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo. As atividades abrangiam diversas disciplinas que foram trabalhadas através de aulas expositivas lúdicas e participativas, utilizando o laboratório de informática para pesquisa na internet de textos com sons, imagens e animação encontrados no software o que instigou os alunos a explorar os recursos tecnológicos como ferramentas de aprendizagem.

Elizonar Dias dos Reis Costa.

Síntese das atividades desenvolvidas através do Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

"Seja qual for o caminho escolhido mesmo o de palhaço, a pessoa tem que estudar muito." Renato Aragão

Baseado na proposta do Curso das TICs, optamos desenvolver o projeto: cada um fazendo a diferença “Valores”, com alunos de 6º ao 9º ano, levando em consideração que esta é uma faixa etária em que os jovens não tem limitações relacionadas às formas de linguagens a qual se referem uns com os outros, utilizando assim termos pejorativos para denominação inadequada dos órgãos do próprio corpo e não dominam conhecimentos necessários ou científicos acerca dos mesmos. Apesar dessa situação, esse é um tema que está muito bem relacionado com a realidade dos jovens e eles demonstram interesse pelas descobertas, oriundas do processo de transformação em que são submetidos nesse momento da vida.
Após iniciar as atividades com uma dinâmica de descontração e reflexão sobre a temática proposta, os alunos foram instigados a elencar termos usados popularmente para denominar as partes do corpo humano seguido de trocas de experiências deles. A partir desse momento seqüenciamos as atividades utilizando o Power Point de forma criativa, explorando som, imagens, animação e leituras e ainda os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo proposto e as tecnologias, de forma interdisciplinar. Com isso percebemos que os alunos têm um vasto conhecimento em relação ao uso das tecnologias, apesar de nem todos possuírem computadores em casa em virtude do baixo poder aquisitivo, os alunos encontram a oportunidade de desenvolver as habilidades através dos cybers como também pela socialização que ocorre na casa de amigos, dentro da escola e no laboratório de informática, contanto o que falta ser explorado com mais freqüência é um direcionamento para o uso adequado dessas ferramentas e, se com o passar do tempo essa prática for estimulada os resultados serão surpreendentes. Enfim pelo fato dos alunos já possuírem um bom domínio e articulação no uso do computador e internet, ficou fácil desempenhar o planejamento que havíamos preparado.
No decorrer da semana os alunos desenvolveram atividades, que abrangiam as disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências, Ética, Informática, Ensino Religioso e Artes, que foram apresentadas por meio de materiais confeccionados por eles em debates na turma. Concluímos esta etapa orientando e sugerindo como elaborar um projeto em sala de aula, elencando temas pertinentes e atualizados como forma de incentivo à criatividade e produção de conhecimentos por parte dos mesmos. Acreditamos que a forma lúdica em que nos propomos a trabalhar com os alunos contribuiu para internalização do conteúdo proposto.
Elizonar Dias dos Reis Costa.

Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: Currículo, Projetos e Tecnologias
Atividade: 2 B – Projetos de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo
Cursistas: Anúbia Rodrigues Sobrinho e Elizonar Dias dos Reis Costa

Unidade Escolar: Escola Estadual Vila Nova
Projeto Interdisciplinar: Cada um fazendo a diferença “Valores”
Data: 16.11.2010
Estrutura Curricular
Modalidade/Nível de Ensino: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Componente Curricular: Língua Portuguesa, Ciências, Ética, Informática Ensino Religioso e Artes
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
- Estimular a afetividade e o respeito entre os alunos através de dinâmicas e vivências em que possam discutir sobre os valores, entendendo a importância dos mesmos nas relações sociais.
- Promover situações que leve os alunos a descobrirem os meios de utilização de software, instigando-os a explorarem os recursos tecnológicos como ferramenta de aprendizagem.
- Incentivar a leitura on-line de textos relacionados ao tema trabalhado recorrendo ao uso do software.
Duração das Atividades:
8 horas (4 dias de 2 horas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Como introdução de seu trabalho o professor deverá pesquisar na Internet os sites que contenham textos, imagens, gravuras, vídeos, dinâmicas e mensagens reflexivas referente ao tema abordado. Após coletar o material necessário, o professor organizará as suas aulas em Power Point de forma criativa explorando som, imagens, animação e leituras, instigando os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo e as tecnologias. Esse primeiro momento deverá ser aprofundado em aulas expositivas, lúdicas e participativas no decorrer da semana visando uma melhor interação e internalização do conteúdo trabalhado.
Estratégias e recursos da aula:
O professor poderá iniciar as atividades utilizando uma dinâmica de descontração e reflexão sobre a temática que irá trabalhar.
Elencar juntamente com os alunos termos usados popularmente para denominar as partes do corpo humano.
Explanar com o uso do Data Show materiais informativos com os nomes científicos dos órgão do corpo humano e a importância de cada um.
Realizar leitura e discussão de textos impressos.
Utilizar o laboratório de Informática para pesquisa na internet propondo leitura de textos com sons, imagens e animação encontrados no software.
Propor aos alunos uma produção textual e confecção de cartazes para apresentarem em debates em sala de aula.

Recursos Complementares:
Material impresso
Data Show
Laboratório de Informática
Internet
Cartazes
Álbum

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Pioneiros Mirins

No último dia 24 de novembro as equipes dos Núcleos dos Pioneiros Mirins de Aragominas e Muricilândia reuniram-se no Município de Aragominas com o objetivo de realizarem em conjunto uma confraternização de encerramento das atividades do ano letivo. O evento contou com mais de 200 crianças e adolescentes que apresentavam entusiasmo e alegria em participar das atividades recreativas que foram planejadas para o momento, dentre elas podemos destacar, músicas e jogos, todos os funcionários envolveram-se nas ações atendendo os pioneiros da melhor maneira possível para que todos se sentissem bem desde a alimentação às atividades recreativas. Com isso, todos brincaram e se descontraíram desfrutando de tudo que era proporcionado no momento, da melhor maneira possível. Com certeza o evento contribuiu para que eles tenham uma boa lembrança do que seja compartilhar divertindo. As equipes estão de parabéns pela iniciativa tomada. A vocês deixo o meu abraço e o desejo de que o ano de 2011 possa trazer grandes realizações para todos, principalmente para as famílias de nossos pioneiros, fortalecendo em cada uma delas a fé e a esperança de que acima de tudo tem um Deus maior e que muito pode nos surpreender atendendo os nossos pedidos, por isso, nunca deixem de sonhar, de querer e de lutar acima de tudo. Obrigada pelo acolhimento, respeito e carinho que recebi de todos não só hoje, mas durante todo o ano de 2010.

Um abraço carinhoso,
Elizonar Dias Costa.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Socializando Experiência com Projeto

“O segredo meu filho é um só, liberdade.
A grande desgraça do mundo é a coleira,
e como há coleiras espalhadas pelo mundo.”
(Monteiro Lobato)



Durante o período de acompanhamento pedagógico nas Unidades Escolares, conheci algumas experiências com projetos em sala de aula, no entanto gostaria de destacar uma, que particularmente achei muito especial por perceber a abrangência que os conteúdos trabalhados tinham e o envolvimento integral dos educadores e educandos em prol de um só objetivo, “o sucesso do projeto”. Os professores em consonância com toda equipe pedagógica da escola iniciaram o desenvolvimento das atividade de um projeto que recebeu o título de MODERNÍSMO, por se tratar naquele momento do foco principal da Literatura Moderna, por esta razão, todas as ações foram encabeçadas pela disciplina de Língua Portuguesa, no entanto todas as atividades foram exploradas de forma interdisciplinar envolvendo o maior número de disciplina possível, visando alavancar o êxito na busca de novos saberes por parte de todos os atores envolvidos com o ensinar e aprender. A culminância das ações aconteceu em uma bela apresentação da 1ª Semana de Arte Moderna do Colégio Estadual Polivalente, momento em que todas as dimensões da escola se fizeram presente colocando na prática o que foi aprendido na teoria, através de estudos, pesquisas e manuseios de materiais confeccionados para o evento.
Sendo este um extraordinário trabalho, porque foi desenvolvido bem no início do processo de instalação dos laboratórios de informática nas Escolas, e os professores tinham que desenvolver projetos para promover a familiarização dos alunos com os computadores, portanto tudo tinha que ser bem direcionado e atrativo, então a professora Consola Correia que ministrava a disciplina de Língua Portuguesa teve uma importante iniciativa, sem ser de caráter impositivo, tendo como conteúdo norteador a amplitude do movimento Literário Modernista, sendo trabalhado de forma interativa e envolvente, utilizando todos os ambientes que proporcionavam o ensino aprendizagem, como biblioteca e videoteca com seus instrumentos, tais como: livros literários, livro didático, vídeos, jornais e documentários tiveram papel fundamental na produção do conhecimento, ou seja, todos os ambientes da escola foram minuciosamente explorados, os alunos tiveram oficinas pedagógicas com a artista plástica Vera Leite que ficou encantada com o entusiasmo e dedicação dos alunos no desenrolar das atividades.
O êxito deveu-se a capacidade de integração das propostas, onde a equipe pedagógica conseguiu inserir as tecnologias associadas principalmente à exploração da criatividade do corpo discente dos 3º anos do turno matutino, sem permitir a perca da importância de cada instrumento que compôs o trabalho, onde todos atuaram como atores principais durante o processo de desenvolvimento desde o início até o término, havendo assim uma constante mobilização.
Os alunos e funcionários envolvidos contavam com a efetiva contribuição do computador e da internet, recurso inovador por sinal, ambos estavam sempre incumbidos na missão de pesquisar, resgatar aspectos relevantes da nossa história assim como de elaborar materiais/recursos de própria autoria para exposição no momento final que seria “A 1ª Mostra de Arte da escola”, incluindo diferentes atividades: apresentação de peças teatrais, danças, pintura em óleo sob tela, explanação sobre Movimentos culturais históricos, Apresentação de personagens destaques da Literatura Brasileira, declamação de poesias de escritores renomados do movimento modernista e também poesias de alunos, culinária brasileira, explanação sobre as contribuições das etnias: indígena, negra e branca (europeus) para formação do povo brasileiro, exposição de obras literárias, desfile retratando os principais modismos desde a década de 1920 até o ano 2000, tudo transcorreu de maneira satisfatória e muito bem sincronizada, o que se pode ver na gravura que ilustra este texto.
Em suma o projeto foi um sucesso, divulgado na imprensa local e contou com apreciação de alunos e funcionários de outras escolas como também de membros da comunidade, pais de alunos e autoridades locais. Acredito que hoje a visão que alunos e professores daquela escola tem de buscar entender e aprofundar conhecimentos relacionados as questões direcionadas ao estudo da Literatura, da História, das artes e diversificadas produções culturais do povo brasileiro, com toda certeza foi apreendido no desenrolar de toda essa atividade que teve um cunho significativo para todos os funcionários e alunos, que, sem sombra de dúvidas saíram instigados após participarem do processo.
Enfim, é importante frisar que o trabalho pedagógico realizado alcançou uma dimensão extraordinária graças à engenharia dos computadores e a ludicidade que a internet proporcionou através do aguçamento da mente dos alunos ao ler, escrever e manusear os recursos que estavam ao alcance de suas mãos.
Elizonar Dias dos Reis Costa

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS E POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS

Na entrevista Pedro Demo expõe claramente os aspectos positivos e relevantes da inserção das tecnologias no sistema educacional brasileiro, elencando a situação que as escolas se encontram atualmente como também a realidade vivenciada pelos professores e alunos.
Segundo Demo, a Escola atua em regime defasado, não supri as expectativas dos discentes uma vez que tal escola promove atividades numa linguagem seqüencial, arrumadinha, diferente da que os estudantes contemporâneos dominam, pois, geralmente a maioria das crianças e jovens desde cedo, desenvolvem suas habilidades de modo multifuncional, assim são portadores de uma linguagem diferenciada, típica da modernidade e dos avanços tecnológicos presentes em suas vivências, portanto quando se deparam com a linguagem arcaica e imponente do sistema de ensino tradicional, sentem dificuldades em associar a organização arbitrária ainda existente, e, passam por um processo massacrante repleto de conflitos que precisam ser superados imediatamente.
E como instrumento para essa superação está incluso essencialmente a figura do professor e sua respectiva postura perante o processo educacional, suas atitudes deverão passar a estarem revestidas de nova roupagem, modelada as necessidades vigentes. É imprescindível, que os docentes juntamente com toda a equipe escolar, entenda que a inovação a ser estruturada, não significa excluir totalmente do processo de ensino os “outros recursos” utilizados até o momento e nem tão pouco tirar de cena a insubstituível atuação do professor, pelo contrário, a intenção é valorizá-lo e proporcionar um aprendizado recíproco, proveitoso e coerente tanto do aluno quanto do professor. Dessa maneira haverá maior possibilidade de transformação consciente e contribuição de fato das múltiplas tecnologias no desenvolvimento de atividades, que envolvam mais, a participação, a interatividade, a criatividade, o incentivo à pesquisa, o potencial individual e coletivo dos alunos e vários aspectos possíveis de desempenhar dentro duma nova perspectiva de fazer educação.
Contudo é preciso analisar que lidar com as tecnologias, assim como lidar com outros mecanismos que nos cercam no ambiente escolar, é um trabalho desafiador que requer investimento, tempo, organização, compromisso dos diversos setores, imbuídos de promover o sistema educacional de hoje, não é uma tarefa fácil, porém é instigante e pode render frutos com resultados positivos, agora resta executar a experiência de regaçar as mangas e botar pra fazer o movimento que se enquadra num patamar revolucionário e que depende muito de nossa respeitosa atitude para seguir em frente, relembrando que necessitamos mais de realização da prática consciente de que o uso do computador não deve ocorrer somente por questão de modernizar a aparência do espaço escolar, mas especialmente, como instrumento de uso significativo e construtivo.
Elizonar Dias dos Reis Costa

terça-feira, 9 de novembro de 2010

EXÉRCITO BRASILEIRO EM AÇÃO. . .

O Batalhão do Exército Brasileiro nos últimos dias têm marcado presença na cidade de Araguaína desenvolvendo diversas ações sociais junto a comunidade araguainense, dentre as ações propostas pelo Exército podemos destacar as palestras que os oficiais estão realizando junto às Unidades Escolares das redes particulares, estaduais e municipais, com o objetivo de levar aos nossos alunos e funcionários, mais um pouco de conhecimento sobre patriotísmo, cidadania e civísmo. Os palestrantes vem alcançando bons êxitos na realização das palestras, pois o público estudantil tem marcado presença, participando ativamente das palestras.
As ações se encerrarão dia 11.11.10, com a culminância das atividades desenvolvidas no período de 03 à 10.11.10, em um mega evento que acontecerá na Praça das Bandeiras a partir das 17h30min, foram convidados, profissionais da educação, alunos, pais, funcionários públicos, comerciantes e toda comunidade araguainense. Cujo evento contará com a participação de mais de 500 militares do Exército, vindos de diversos Estados do nosso País. Nós funcionários da Diretoria Regional de Ensino de Araguaína, sentimo-nos honrados em participar dessa grandiosa missão.

Elizonar Dias Costa.