Caros colegas, com o avassalador crescimento das tecnologias hoje podemos explorar o universo através da tela do computador. A partir das minhas leituras e pesquisas elaborei um texto sobre Hipertexto, o qual quero socializar com vocês.
Hipertexto
O texto “Leituras sobre hipertexto: trilhas para o pesquisador” de Ana Elisa Ribeiro, apresenta uma abordagem sobre a lente panorâmica de diversos filósofos e teóricos no que se refere à definição de hipertexto, ao qual a autora define que Hipertexto é um termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Ao fazer a leitura dos textos sugeridos foi possível entender ainda que hipertexto é um tipo de texto que, ao mesmo tempo em que nos informa, nos dá condições para a busca de mais informações sobre o tema abordado ou sobre outras temáticas. Ao navegar nos textos virtuais clicando nos links destacados observei a amplitude de informações que a internet pode nos oferecer levando-nos a conhecer novos recursos de informação e formação bem como interagir com outros veículos de informação. Na verdade é uma experiência muito significativa conhecer a imensidão de caminhos que se pode percorrer através da tecnologia no wikipédia e hipertexto, esse recurso instiga a curiosidade do leitor e aumenta a sua percepção em relação ao texto lido.
Como afirma Marcos Cavalcanti e Carlos Nepomuceno, “Vale apena aprofundar o conhecimento deste novo ambiente para que possamos potencializar aquilo que muitos, na prática, já estão fazendo.”
Elizonar Dias dos Reis Costa.
1 comentários:
Elizonar!!! Muito boa sua atividade sobre a hipertextualidade. Mesmo algumas dificuldades iniciais com as tics, você tem desenvolvidos um ótimo trabalho.
abraço
Postar um comentário